domingo, 24 de setembro de 2017
painel.med.br

O painel.med.br é uma ferramenta que utiliza a tecnologia RSS para organizar conteúdos de fontes selecionadas da web.

Cientistas da faculdade Queen Mary, da Universidade de Londres, identificaram um componente vital dos tendões que pode ajudar a tratá-los em casos de lesões. A pesquisa, publicada na Interface Royal Society Journal descobriu que um componente dos tendões conhecidos como a matriz interfascicular (IFM) é essencial para sua função.

— Distúrbios de tendões são altamente debilitantes e dolorosos, e podem anunciar o fim da carreira de um atleta olímpico — disse o coautor do trabalho, Hazel Screen, professor de engenharia médica da universidade.

— Mesmo hoje, com os avanços na ciência do esporte, pouco se sabe sobre a saúde dos tendões, e ainda não entendo porque algumas pessoas são mais propensas a lesão no tendão do que outras — ressaltou Screen. — No entanto, nós descobrimos agora que a matriz que liga os fascículos do tendão, o MFI, é essencial para a função do tendão e que as alterações a esta estrutura podem ser responsáveis ​​pela lesão.

Cientistas da Queen Mary, junto de colegas da Universidade de Liverpool, estão trabalhando em um projeto financiado pela instituição Horserace Betting Levy Board para dissecar os tendões dos cavalos, a fim de compreender melhor o papel do IFM.

Lesão no tendão é comum em cavalos, assim como nos seres humanos, e geram um impacto econômico de mais de R $ 3 bilhões por ano em corridas de cavalos. Cerca de 16 mil cavalos estão em treinamento a cada ano e a taxa de lesão no tendão é de 43%.

Autor principal do trabalho, Chavaunne Thorpe, da Escola de Engenharia e Ciência de Materiais no Queen Mary explicou:

— Um tendão específico em cavalos conhecido como o tendão do músculo flexor superficial (SDFT) alonga e recua da mesma forma como o tendão de Aquiles e é ferido da mesma maneira.

A descoberta sugere que a IFM pode ser crucial na prevenção de ferimento devido ao uso excessivo dos tendões, e os autores estão agora tentando descobrir exatamente como isso é conseguido.